Páginas

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

PU de Guarus marca Dia Mundial do Diabetes com várias ações


PU de Guarus vai realizar palestras, teste de glicemia e atividades recreativas

O Dia Mundial do Diabetes será lembrado neste sábado (14), das 8h às 15h, no Posto de Urgência de Guarus. A unidade, que faz parte da Fundação Dr. João Barcellos Martins (FJBM), realiza pela primeira vez o evento, que também acontece em vários lugares do mundo. O tema definido pela Federação Internacional de Diabetes para este ano é Diabetes: Educar para Prevenir.

O evento é voltado para toda a comunidade e tem o objetivo de informar o público sobre causas da doença, sintomas, complicações e para a importância do tratamento do diabetes e do diagnóstico precoce. Durante o evento, a população terá acesso a palestras educativas, medição de pressão arterial, testes de glicemia e atividades recreativas. As palestras acontecem das 10h às 12h.

- O nosso objetivo é a educação. Hoje a medicina trabalha muito com a prevenção. Se as pessoas se previnem, o risco de comorbidades, como doenças vasculares, que são causadas por diabetes, e as emergências diabéticas diminuem. Durante o evento, também daremos orientações para pais e mães de crianças diabéticas, com informações para a condução do tratamento - diz o médico André Fontoura, diretor do PU de Guarus.

O diabetes afeta cerca de 246 milhões de pessoas em todo o mundo. Até 2025, este número deve chegar a 380 milhões. Mas estima-se que metade das pessoas que têm diabetes desconhece a própria condição. A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) calcula que no Brasil existam entre 10 milhões a 12 milhões de pessoas com diabetes. Quando não detectado logo nos primeiros anos, o diabetes pode ser fatal.

Conforme esta divulgado no site da Prefeitura:  http://www.campos.rj.gov.br/noticia.php?id=21685

Nenhum comentário:

Postar um comentário